segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Exemplo Metodologia IDM - Cliente Oculto - Uma forma de Praticar o IDM

Sugestão para Praticar a Metodologia I.D.M.:
  • Entrar em uma Loja (Experiência de Compra - Cliente Oculto - Mystery Shopper)
  • Com o Conhecimento (Experiência) que teve
    se coloque na posição do Gestor da Loja e Monte um I.D.M. 
  • Uma das vantagens de praticar o I.D.M . desta forma é que você pode
    Descobrir uma Oportunidade de Empreender o seu próprio Negócio. 
Exemplo:
  • Eu fiz compras em três Lojas de Produtos Orientais (Japonês) no meu bairro
  • Fiz um I.D.M. para cada Loja como se eu fosse o dono da loja
Loja 1: Loja mais Antiga

 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
Loja 2: Loja mais Nova 
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
Loja 3: Loja Tradicional 
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
 Metodologia IDM Innovation Decision Mapping Planejamento Estratégico PME Inovação Curso Treinamento Facilitação Workshop Colaborativo Engajamento Tomada de Decisão Liderança   
Observações:
  • O conteúdo acima é apenas um Exercício
    os Gestores destas três Lojas não Participaram da Construção destes I.D.M.s,
    portanto não existe nenhum comprometimento com a Implementação dos Planos.   
  • Cada Loja tem uma Estratégia Distinta.
    Eu acho que copiar a Estratégia de um concorrente não é uma boa ideia. 
  • Uma das melhores formas de fazer Planejamento Estratégico é
    Juntar: Gestores, Colaboradores e Clientes e fazer I.D.M. de forma Colaborativa. 
  • Uma forma de Coletar Bons Insights é Fazer o I.D.M. com um Grupo de Clientes
    (Pesquisa Qualitativa com Grupo Focal)
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Referência na Facilitação de Workshop de Planejamento Estratégico e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA Treinamento: Metodologia I.D.M. - Plan. Estratégico Colaborativo e Inovação
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
hugogushi@gmail.com - (11) 9.9727-3332
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://slideshare.net/criaviva/presentations
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/

Nenhum comentário:

Postar um comentário